terça-feira, 14 de abril de 2009

FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2009

Mestres da guitarra James Blood Ulmer e Debashish Bhattacharya no FMM Sines

2009-04.06. O mestre da “slide guitar” indiana Debashish Bhattacharya e James Blood Ulmer, figura maior da música afro-americana, são as duas novas confirmações oficiais do programa do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2009. Debashish apresenta-se em Sines no dia 24 de Julho e Blood Ulmer no dia 25 de Julho, ambos no recinto do Castelo medieval.

Debashish Bhattacharya (Índia)

Desde que descobriu a “slide guitar”, com apenas três anos, Debashish Bhattacharya (n. 1963) tem devotado a sua vida a tornar-se um dos melhores intérpretes deste instrumento, com grande tradição na Índia, sendo hoje reconhecido como um dos seus “pandit” (mestres).

Melhor artista da Ásia / Pacífico nos BBC Radio 3 World Music Awards 2007, Debashish transformou a “slide guitar”, criando versões adaptadas do instrumento que usa como veículo para incursões de profundidade rara pela raga indiana.

Ao lado do seu irmão Subhashish, na tabla, e das únicas mulheres indianas que tocam as percussões tradicionais “pakhawaj” e “mridangam”, Chitrangana Agle Reshwal e Charu Hariharan, Debashish apresenta-se em Sines com um espectáculo baseado nos seus últimos dois discos, “Calcutta Chronicles” (que lhe valeu uma nomeação para um Grammy em 2009) e “O Shakuntala”.

[retirado do site do FMM Sines]

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens