quinta-feira, 28 de maio de 2009

It's Mela time!

O Verão está aí e nos países onde há grandes comunidades do sudeste asiático, como é o caso dos EUA ou do Reino Unido, proliferam os chamados melas, festivais culturais (e gastronónicos, nham) onde é divulgada a música e cultura de países como o Paquistão e a Índia, mas não só.
Actualmente estes festivais incluem também outros países com vista a serem uma verdadeira celebração da diversidade étnica e cultural.

Porque é que eu estou a falar disto aqui no blog? Porque há pobretanas como eu que possivelmente nunca terão dinheiro (ou vontade) de viajar até ao subcontinente indiano mas que adoram tudo o que está relacionado com ele: comida, música, roupa, filmes, etc.
Uma alternativa razoável está em dar um saltinho low-cost até Inglaterra, passar um fim de semana de desbunda num destes festivais - que até são gratuitos e tudo - e regressar com a pança (e a alma) refastelada!

As actuações musicais vêm de artistas conhecidos internacionalmente mas de outros que só são grandes mesmo em Inglaterra. Nós gostamos na mesma!

Há também tocadores de dhol, bailarinos bhangra e bandas de metais (daquelas que tocam nos casamentos).

Pelo que investiguei, parece-me que o maior é mesmo o Manchester Mega Mela (25 e 26 de Julho) mas muitas outras cidades têm o seu, como é o caso de Londres (16 de Agosto), Glasgow (21 de Junho), Edinburgh (7 a 8 de Agosto) e outras.


1 comments:

Ibirá Machado disse...

Nessas horas lamento estar longe da Europa... adoraria participar de um mela assim :)

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens