website statistics

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Índia – Mito, Sensualidade e Ficção

A nossa amiga Vera partilhou connosco a informação relativa a mais uma fantástica exposição apresentada por Joe Berardo, desta vez sobre a Índia.

A exposição está exposta no Museu de Arte Moderna em Sintra de 23-10-2009 a 11-04-2010 e aqui está o texto (editado) que roubei do site oficial:

Índia – Mito, Sensualidade e Ficção, no Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo, resulta na apresentação de três grandes grupos temáticos expositivos que têm na sua génese a cultura indiana.

O primeiro grupo expositivo corresponde a uma fotobiografia de Mahatma Gandhi (Porbandar, 1869 - 1948) intitulada “A minha vida é a minha mensagem”, apresentada pelo Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo, em colaboração com a La Casa Encendida e a Gandhi Server Foundation. Trata-se de uma exposição inédita em torno da figura do líder Indiano, considerado o pai da nação Indiana.
(...) Além da mostra fotográfica, a exposição incluiu textos originais, citações e uma selecção de documentários, um dos quais realizado pelo cineasta Spike Lee, bem como a única gravação existente da sua voz, referente famoso discurso “A minha mensagem espiritual”. Também será possível ver uma reprodução do seu quartona casa Birla, em cujo jardim foi assassinado, e ainda documentos inéditos, entre os quais se contam algumas cartas para Tolstoi, uma das suas grandes influências; para Tagore, que lhe deu o nome de Mahatma (a grande alma); e até para Hitler.

Um segundo grupo expositivo apresenta a modernidade indiana através de uma família de artistas: Umrao Singh Sher-Gil, Amrita Sher-Gil, Vivan Sundaram e Navina Sundaram.

(...)

Um terceiro grupo expositivo pertencente à Colecção Berardo, composto por antiguidades decorativas Indianas, com referências ao imaginário popular e religioso Hindu (pequenas estatuetas, baixos relevos em madeira) e uma série de 60 fotografias documentais inéditas da autoria de Juan Bécquer, tiradas nos anos 50 e 60 e que nos revelam uma Índia mítica e monumental.

4 comments:

Ibirá Machado disse...

Aaaaahhhhh!

Manda essa exposição pra cá, POR FAVOR!!!!

barbie-o disse...

Ibirá, aí em São Paulo certamente terá um museu de arte contemporânea. Se tiver, tem ligação ao Berardo.
Quando estive há uns anos em Barcelona fui ao MACBA e o que é que lá estava exposto? Uma das colecções do Joe Berardo.

Manda um e-mail ao Berardo a dizer "Dá para trazer essa exposição fantástica para SP?"

Ele é homem para o fazer.

Ibirá Machado disse...

O nosso museu de arte contemporânea está em fase de mudança, para um prédio bem maior, feito nos anos 50 por Oscar Niemeyer. Mas teríamos o MASP (o mais importante do Brasil em termos de valor artístico), que outrora trouxe exposições ultra interessantes, mas há um certo senhor que dirige este museu e que só está interessado provavelmente em seu salário :(

Mas as exposições mais incríveis que existiam no Brasil ocorriam num outro prédio projetado por Oscar Niemeyer aqui em SP, a Oca, através da Brazil Connects, que pertencia ao Banco Santos. Mas daí descobriu-se que o dono desse banco (que era o maior mecenas brasileiro dos tempos contemporâneos) liderava um amplo esquema de sonegação de impostos e coisas afins. Daí ele foi preso, seu banco foi liquidado, e nós ficamos sem as incríveis exposições que ele organizava. E adivinha, bem na hora em que isso tudo ocorreu era quando nos bastidores se dizia que seria realizada aqui a maior exposição sobre a civilização indiana e a Índia moderna já feita fora da Índia :(

Ficamos a ver navios.....

barbie-o disse...

Oooooh!... que desilusão :(

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens