website statistics

segunda-feira, 26 de abril de 2010

À conversa com Daniela Lavender

Como certamente muitos já saberão, o actor inglês Ben Kingsley está a trabalhar na produção do filme Taj, baseado na história por trás da construção do famoso Taj Mahal, situado em Agra, na Índia.


Um dos principais papéis será desempenhado pela actriz brasileira Daniela Lavender, casada com o próprio Ben Kingsley, e a quem caberá representar a primeira mulher do Imperador Shah Jahan, que mandou construir o mausoléu.

O Grand Masala teve oportunidade de conversar com a actriz, conhecer o seu percurso, e saber mais pormenores sobre um filme que irá certamente ser recordado como uma das grandes produções de época sobre a História da Índia.

Aqui fica a entrevista.


Em primeiro lugar, queremos agradecer pela oportunidade de entrevista e saber como foi a mudança do calor do Brasil para o frio de Londres. Foi aí que teve as primeiras oportunidades de trabalhar em representação, correto?

Eu quem agradece!
Sempre tive dificuldade com o calor e a umidade. Quando aterrizei em Londres o céu estava cinza e fazia frio. O frio e o clima seco fazem muito bem para o cabelo, para a circulação e eu amei! Olhei para o céu e disse ‘Obrigada!’
Em Londres eu tive melhores oportunidades de trabalho em atuação, mas o meu primeiro foi no Brasil. Eu atuei como elefante em um bar no Jardim Botânico, em um musical para crianças.

Que paixão veio primeiro: teatro ou cinema? E como foi a transição de uma para a outra?

A primeira paixao foi novela! Eu cresci assistindo as novelas brasileiras e pra mim elas sempre foram minha ‘Hollywood’. Quando mudei para Londres, depois de aprender Inglês e estudar drama, eu entrei em contato com o mundo do cinema de uma maneira mais profunda, mas fiz teatro por muito tempo, embora a minha paixão seja cinema e ainda televisão.
A transição do teatro para o cinema é interessante porque requer habilidades diferentes. A verdade é um denominador comum para ambos, o que diferencia são as habilidades que o ator usa para transmitir esta verdade.



Como estão a correr as filmagens de Taj? Já começaram?

As filmagens ainda não começaram.


Segundo a imprensa indiana, a atriz Aishwarya Rai fará parte do elenco de Taj. Ela é uma mega-estrela no seu país, tal como Ben Kingsley o é no Ocidente. Queremos saber como é trabalhar com dois "pesos-pesados" da indústria e se o facto ser casada com uma delas torna a tarefa mais fácil.

A Aishwarya Rai não faz parte do elenco do Taj. É a primeira vez que vou trabalhar com o meu marido e ele é um ator que admiro muito. Pelo que observo nos sets dos filmes, quando vou com ele, é que ele é sempre maravilhoso com os co-stars, generoso e disciplinado. Por isso acredito que vai ser uma experiencia inesquecível.


Um dos elementos mais marcantes do cinema indiano é a dança e nós sabemos que a Daniela estudou Flamenco, que muitos defendem ter origem no Kathak indiano. Podemos esperar cenas de dança em Taj?

Estudei um ano de Flamenco para um filme. Acho essa dança fascinante, um dos motivos é que combina uma técnica desafiante, com muita emoção.
Os filmes de Bollywood são interessantes, os atores precisam desenvolver diferentes habilidades. Eles dançam, cantam e tem uma maneira única de atuar. O filme Taj não tem nenhuma característica com o estilo do cinema de Bollywood. O Taj é tão Bollywood quanto o filme Gandhi foi.


O seu marido, Ben Kingsley, tem ascendência indiana, mais concretamente gujarati, como muitas pessoas que vivem em Portugal. A cultura indiana faz de alguma forma parte do vosso dia-a-dia?

Ele cozinha pratos indianos de dar água na boca.


Por último, gostaríamos de saber se há alguma causa social ou ambiental que considere particularmente relevante e para a qual gostasse de dar o seu contributo.

Sim. Eu sonho com o dia em que nós seres humanos seremos evoluídos suficientemente para não tolerarmos o abuso de crianças nas nossas sociedades. Um dia em que tráfico e pornografia envolvendo criança seja erradicada e outras formas de violência com as crianças sejam extintas. Quando isso acontecer, estaremos diante da verdadeira evolução.

2 comments:

Ibirá Machado disse...

Estava aqui pensando na minha ansiedade com o filme Taj, e vi aí abaixo a chamada para o post do Teen Patti, que nem lembrava mais. Cadê esse filme? Já deve estar pronto, não?

barbie-o disse...

Sim, já estreou. Mas acho que não fez muito sucesso. Li qualquer coisa sobre isso...

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens