website statistics

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Teesri Manzil

Aos frenéticos acordes de uma excitante banda-sonora a cargo do lendário R. D. Burman, somos introduzidos à trama. Um carro em fuga pelo bréu da noite, conduzido por uma donzela que seguidamente se refugia num prédio subindo piso a piso até chegar ao titular 3º Andar (Teesri Manzil, em hindi) e saltando para a sua desgraça sem sabermos muito bem como nem porquê. Suicídio ou homicídio? Os dados estão lançados ao melhor estilo hitchcockiano e o fiel espectador encontra razão mais do que suficiente para ficar colado ao sofá e ao ecrã durante as próximas duas horas e meia. Que passam a voar, felizmente.

Este é o segundo filme que vejo com a assinatura de Vijay Anand e devo dizer que estou fã. Ora aqui está um senhor que sabe prender a atenção do espectador do princípio até ao fim dos seus filmes sem cair naquele pecado mortal bollywoodiano: o engonhanço da história. E falando na história, o que eu não estava nada à espera era que ela fosse tão rockeira. Literalmente. Shammi Kapoor faz o papel de Rocky, um baterista que é a estrela de um espectáculo nocturno num Hotel onde a brilhantina, as lantejoulas e as plumas na cabeça das dançarinas são as palavras de ordem todas as noites. Tem alturas em que quase parece que estamos a ver um dos muitos filmes que Elvis gravou em Hollywood, mas realizado por Hitchcock e com muitos momentos de suspense à mistura. Se transpuserem esta ideia para Bollywood, terão uma noção da natureza desta espectacular besta.

E depois temos Helen, que desta vez tem a seu cargo um papel com um tempo de antena e um peso dramático bem maiores do que estamos habituados a vê-la. E ainda bem, porque o filme (aliás, qualquer filme) só lucra em tê-la no seu elenco. Às vezes pergunto-me o que sentiria o indiano médio a vê-la num filme a cantar e a dançar de maneira tão liberta e quase libertina (Helen sabia encontrar o meio termo sem nunca passar o limite do bom gosto), o que sentiria por ver num ecrã de uma sala de cinema uma mulher que fuma e que não tem medo de lutar pelo homem que ama, nem de se entregar abandonadamente aos seus braços. Eu só consigo é sentir orgulho. Muito orgulho. E sorrir quase sem dar por ela. Mas eu divago novamente. De volta ao filme, Sr. Linus que estes leitores não têm que aturar estas coisas de cada vez que falas d'Helen. Bendita sejas. Amen.

Pois se bem se estão lembrados, temos o caso da finada por resolver. E eis que entra em cena a sua irmã, representada por uma belíssima Asha Parekh que quer tirar a limpo essa história toda, isto porque a nossa heroína desconfia que o tal Sr. Rocky tem culpa no cartório. E não está de todo enganada, embora a verdade seja bem mais complicada do que à primeira vista possa parecer. E, neste aspecto, Teesri Manzil parece-se muito com um outro filme de Vijay Anand aqui falado anteriormente (Jewel Thief), porque deixa o espectador em completa dúvida até ao final, na melhor tradição de um qualquer livro de Sir Arthur Conan Doyle. O género thriller tem regras e este senhor estudou muito bem a lição.

Deixo-vos com um clip absolutamente delicioso, onde Helen prova aqui mais do que nunca que é a menina dos nossos olhos. Literalmente.

5 comments:

barbie-o disse...

Uuuh, adoro filmes de mistério. E RD Burman também :)
Só não posso é com a poupa do Shammi Kapoor. Não mesmo...
Quando acabares de ler "o livro" faz uma crítica, sim?

Linus disse...

A poupa fica-lhe a matar, quanto a mim! Dá-lhe o toque totó rockeiro que remata o charme do filme.
Quanto ao "livro", ainda nem sequer o comecei a ler... mas prometo uma crítica no fim!

Ibirá Machado disse...

Não fosse a palavra "engonhanço" no meio do caminho, que me fez parar e dizer "oi? mas hein?", mais uma vez tive uma linda leitura! E este clipe é muito bom!!

barbie-o disse...

"Engonhanço" (ou "engonhar"), neste contexto, é quando arrastas a história só para fazer render o tempo. É quando começas a encher chouriço! :D

Ibirá Machado disse...

Hehe, thanks! No sentido da frase ficou claro que seria isso mesmo :)

Encher linguiça ;)

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens