segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cover Art

É ponto assente que a música é uma parte essencial do cinema da Índia. Poderá até argumentar-se que é uma das características que define a própria alma do cinema indiano.
Normalmente está presente em coreografias extravagantes e animadas ao som de playback mas até realizadores considerados "eruditos" como o bengali Satyajit Ray - que compunha grande parte das suas bandas-sonoras - atribuem à música um papel fulcral na composição da narrativa.


O interesse dos espectadores pelo cinema musical indiano traduz-se muitas vezes na aprendizagem de danças indianas ou na imitação das coreografias projectadas no ecrã.
Foi por isso com alguma surpresa e bastante satisfação que recebemos de uma nossa leitora os vídeos que colocamos abaixo. Tratam-se de versões instrumentais de músicas de filmes indianos antigos, daqueles que circulavam em VHS nos idos anos 80 e que deixaram tantos portugueses com uma lagrimita no canto do olho (já dizia a canção)... A piada, quanto a mim, é serem versões apanhadas de ouvido. Como eu admiro esta articulação ouvido-cérebro-mãos que só alguns eleitos parecem possuir!

Deixo aqui ficar duas versões acompanhadas do respectivos vídeos originais. Podem encontrar mais aqui.

A primeira música é do filme Khoon Bhari Maang - Quando o Amor é Falso, e a segunda pertence à banda-sonora do mega-sucesso Aa Gale Lag Jaa - O Sofrimento do Amor.







Obrigada, Vera!

3 comments:

Anônimo disse...

Olá :)

Parabens pelo texto, está muito bom.
Muito obrigada por dares a conhecer a minha página e as covers que fiz.

Já tenho uns novos videos na minha pagina, são curtos porque ainda nao consegui completar todas as musicas, mas penso que vale a pena ver.

Continuem com um bom trabalho, grande blog que têm.

Vera

barbie-o disse...

Obrigada! Nós é que agradecemos por teres partilhado os vídeos connosco (agora só falta arranjares um cantor de voz melodiosa ou uma vocalista de voz fininha, eheh).

Anônimo disse...

Era capaz de ficar interessante ;-)

Vera

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens