terça-feira, 26 de outubro de 2010

Kantar Goa - Grupo Ekvat no Teatro Camões


Dia 6 de Novembro pelas 18h, o Grupo Ekvat da Casa de Goa apresenta um espectáculo musical no Teatro Camões.

Abaixo colocamos a nota de imprensa divulgada pelo Grupo Ekvat sobre o espectáculo e sobre o percurso deste grupo tradicional goês.

"Canções nostálgicas e dançarinas envoltas em saris brilhantes marcando o ritmo ao som do “gumott”.


Com o Espectáculo KANTAR GOA, o Grupo Ekvat da Casa de Goa encerra as comemorações dos seus 20 anos, apresentando diversas formas da música e danças de Goa.




Participação de Tarikavalli na dança clássica indiana Bharata Natyam e de Paula Pinto com uma coreografia contemporânea.




Apresentação do EKVAT – Grupo de Música e Danças Tradicionais de Goa


O EKVAT completa este ano 20 anos a divulgar a música e danças tradicionais de Goa. O grupo constituiu-se em 1989, em Lisboa, juntando experiências de tertúlias, de participações em grupos universitários com actuações em Portugal, no Brasil, no Olympia de Paris e ao longo destes anos outras vieram enriquecendo com novas vivências. Desde o primeiro momento está integrado na Casa de Goa.


Tem como objectivo divulgar a música e danças de Goa, desafiando os mais jovens para, através dos sons e danças, descobrirem a sua cultura ancestral, convidando também outros com gosto de conhecerem novas culturas.


Não se acomodaram à memória que consigo trouxeram alguns que vieram de Goa, mas continuaram à procura das suas raízes e acrescentaram alguma inovação.


É este o Grupo EKVAT que já divulgou Goa, desde a sua primeira apresentação em 1990 na Sociedade Portuguesa de Geografia, seguida de mais de cento e trinta actuações em todo o País nomeadamente, Viseu (Auditório Mirita Casimiro), Porto (Casa da Música), Coimbra (Exposição de Goa a Lisboa), Lisboa (Expo 98, Lisboa Capital Europeia da Cultura) e Açores (7º Seminário Internacional de História Indo Portuguesa e recentemente nas Festas Sanjoaninas). Também fora do País, realizou em 2001 em Londres uma actuação a convite da Goan Musical Society, e em 2007 em Washington D.C., a convite da Smithsonian Institution, apresentou um espectáculo e vários workshops no âmbito da exposição “Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries”, sobre as influências interculturais resultantes dos descobrimentos portugueses.
Merece especial referência a digressão do EKVAT pela Índia, em 1999, iniciada em Bombaim, passando por Damão e finalizada em Goa, onde foi recebido com especial carinho, o que representou para o EKVAT o reconhecimento do seu esforço na divulgação pela diáspora dos sons e das danças da sua terra natal.


Em 2008 realizaram-se workshops e actuações no Museu do Oriente (Lisboa), na RTP (Gala “Dança Comigo”), em Sesimbra e Lagos, entre várias outras.
Em 2009, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, organizou a exposição “Raízes - EKVAT” sobre o percurso artístico e as memórias que consigo trouxe de Goa, nomeadamente as paisagens, arquitectura, gente, trajes, ornamentos e utensílios do quotidiano. A exposição esteve aberta ao público durante Abril e Maio de 2009.


Em Maio 2009 realizou o espectáculo “ Ventos da Tradição”, no Auditório do Museu do Oriente, recordando toda a sua produção ao longo dos 20 anos, sendo algumas das peças apresentadas ao vivo, e outras oferecidas em DVD gravado ao vivo em 2005, no espectáculo “De Goa a Coimbra”.
Além destes eventos especiais, o grupo tem continuado, ao longo do ano, a sua actividade normal de divulgar a música de Goa, participando em vários momentos da vida cultural portuguesa


O sítio do EKVAT na Internet contém mais informações sobre o grupo, incluindo alguns videoclips das suas actuações. Alguns outros videoclips estão também disponíveis aqui."


Os bilhetes, entre 15 e 30 Euros, estão à venda na Ticketline, Teatro São Carlos, Fnac, Worten, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglés e Casa de Goa (telefone: 21 3930078).
No Teatro Camões só no dia do espectáculo (com 30% de desconto para menores de 12 anos, quando adquiridos nas bilheteiras).

Contactos:
Casa de Goa (00351 21 393 00 78)
Lourdes E. Sousa – lourdeselvinosousa@sapo.pt - telefone: 91 9946560

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens