quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Seminário de Bharatanatyam com Tarikavalli

A Companhia Olga Roriz recebe em Outubro o seminário de dança indiana clássica "O espelho e o gesto", leccionado pela bailarina Tarikavalli.

Bharatanatyam é a dança Clássica do Sul da Índia; entre os oito grandes estilos de dança da Índia, este é o mais antigo.


A tradição deste estilo manteve-se no sul da Índia durante longos séculos, preservada por várias gerações de mestres de dança e de bailarinas sagradas que viviam nos templos, as "devadasi". Estas realizavam uma oferenda quotidiana sob a forma de danças rituais, componente primordial do culto hinduísta.



Esta arte milenar continua a ser transmitida às bailarinas actuais, existindo várias escolas. A mais célebre, a de Pandanallur, é também a mais exigente, pois os saltos, as flexões profundas das pernas, as posturas de equilíbrio, os amplos movimentos e deslocamentos, a precisão minuciosa das linhas e a complexidade dos passos requerem não só graça, mas também força e resistência.


É necessário um treino bastante rigoroso e prolongado para se adquirir a técnica indispensável, bem como a linguagem gestual dos "mudras", representação visual dos poemas e dos hinos cantados em sânscrito, em Telugu, em Tâmil ou em Kannada.
Trata-se sempre de composições de grandes poetas, homens santos e místicos, cujas obras são transmitidas de geração em geração desde há séculos.

A orquestra é dirigida pelo "nattuvanar", ou mestre de dança, que acompanha os passos da bailarina ao ritmo de uns pequenos címbalos, os "talams", recitando os "shollukattus”, ou sílabas rítmicas. No entanto, o principal suporte rítmico é constituído pelo "mridangam", um tambor alongado de duas peles que marca as variações da coreografia. A orquestra tradicional conta ainda com um cantor ou cantora, uma flauta e uma "vina", hoje em dia frequentemente substituída por um violino.

[informação retirada do
site da Companhia Olga Roriz]

As aulas serão dadas de 11 a 15 de Outubro das 19.00h às 21.00h.
Dia 16, às 17h, é feita a apresentação pública do trabalho desenvolvido pelos alunos.

As inscrições deverão ser feitas através dos contactos da Companhia:

Rua da Prata, 108 1100-413 Lisboa
Tel.: 21 848 23 18 | T.M.: 91 819 23 10
companhiaolgaroriz@sapo.pt

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens