terça-feira, 5 de outubro de 2010

Workshop de Kathak em Odivelas

No próximo domingo, dia 10 de Outubro, haverá uma workshop de Kathak (dança clássica indiana) no Estúdio 8, em Odivelas.

A workshop custa 25€ e tem a duração de três horas, sendo dada pela professora Lajja Sambhavnath, bailarina que lecciona habitualmente na Comunidade Hindu de Portugal.

Sobre o Kathak


Kathak é uma das principais formas de dança clássica da Índia. Possui um lugar de destaque no campo da dança como ela representa a síntese de duas culturas diferentes distintamente - o da cultura hindu e muçulmana. Kathak era a dança dos contadores de histórias, "katha" significa história e "Kathak" significa “aquele que conta uma história”.
Caracterizado por um rápido trabalho rítmico de pés, rápidas piruetas, conjunto de complexos ciclos temporais e ritmo formam um dos aspectos mais imaginativos e criativos de Kathak. O vocabulário do movimento abstracto é uma combinação de extravagância com reticência, de movimento versus não movimento tornando-o uma das formas mais "naturais" de Dança Clássica. Mímica em Kathak, envolve a exploração e elaboração da "disposição" da palavra falada. Há fusão de elementos em todos os níveis – junto com a mistura de intelectual com o artístico, do evocativo e o abstracto, há abandono e reticência que compensa a sua extravagância cedendo um encanto irresistível sem igual comparação com outras formas clássicas de dança.


Sobre Lajja Sambhavnath


Lajja acredita na exploração da dança (Kathak) como uma forma de fazer uma ponte entre os sentidos e as sensibilidades eventualmente conducentes a uma progressão de "mentes" e de "artes". A resiliência inerente de Kathak e a sua capacidade de absorver as mudanças e prestar-se a inovações como uma forma de dança sempre a fascinaram.
Um encontro fortuito com Padmashree Kumudini Lakhia na fase inicial da sua aprendizagem quase a obrigaram a aprender sob a sua tutela. Ela ensinou-a a construir a ponte entre a vida e a arte e a apreciar a dignidade do corpo humano como uma bailarina. A lição que sempre tenta dar como uma artista, coreógrafa, professora e pesquisadora. Ao longo dos seus anos de trabalho foi-se baseando nesta ideologia que funde o pensamento contemporâneo, com aspectos modernos, mas mantendo-os profundamente enraizados nas técnicas tradicionais.


[informação retirada do site do Estúdio 8]

Existe um limite de inscrições, pelo que estas devem ser feitas sem falta até dia 8 de Outubro, 6ª feira. No site da escola estão os contactos e as indicações sobre como chegar ao Estúdio 8.

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens