quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nrityaanjali - dança clássica indiana na Malaposta


No próximo dia 13 de Novembro, pelas 21h30, é apresentado no auditório do Centro Cultural da Malaposta (Odivelas) o espectáculo de dança indiana Nrityaanjali, que conjuga as formas clássicas do Bharatnatyam - interpretado pela bailarina Tarikavalli -, e do Kathak - ilustrado pela bailarina Lajja Sambhavnath.

"Nrityaanjali significa «Saudação pela Dança» em sânscrito.


Este espectáculo de vibrante beleza leva-nos a imergir-nos de uma forma profunda e graciosa na milenar arte da Dança Indiana.



Reúne dois dos principais e mais ancestrais estilos de Dança Indiana: o Bharata Natyam, do Sul, e o Kathak, do Norte, representados pelas bailarinas Tarikavalli e Lajja, respectivamente.


A Dança na Índia até ao momento da conquista inglesa foi sobretudo uma arte sagrada e de devoção: o Bharata Natyam era até então parte integrante do culto que se fazia nos templos hindus. Por sua vez, o Kathak era dançado nas cortes mongóis, onde os próprios reis eram honrados pelos poemas interpretados pelas bailarinas. Nos nossos dias, mantendo-se ambos os estilos fiéis às suas origens, bailarinos e bailarinas dançam sempre sob a protecção dos deuses, dedicando a sua dança às divindades que regem o equilíbrio dos três mundos (terra, ar, céu), antes de oferecer ao público os seus recitais. Cada coreografia é alvo de um cuidado minucioso, cada movimento materializa a sublime música, cada olhar transporta-nos para experiências longínquas e ressonantes. A Dança é assim saudada como uma Arte maior, unindo visões estéticas, glorificando a ancestralidade na vivência do presente e criando pontes entre culturas. É uma ode à sensibilidade, à beleza e ao virtuosismo.


Neste Ciclos Al Mah, damos a conhecer através da dança um pouco da Índia, esse subcontinente do Extremo Oriente onde "todos os deuses são bailarinos" e a sua cultura milenar, inspiradora e marcante. O lugar que a Índia ocupa nas correntes de pensamento, arte e literatura da Europa e do mundo fazem com que qualquer criador se cruze inevitavelmente com algum dos seus aspectos ao longo do seu caminho."

Contactos:
Centro Cultural da Malaposta
Rua Angola 2620-492 Olival Basto (Metro: Senhor Roubado)
21 938 31 00
info@malaposta.pt

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens