quinta-feira, 17 de março de 2011

Aulas de Hindi na Comunidade Hindu de Portugal

A CHP inicia no próximo mês de Abril um curso de Hindi, com aulas regulares uma vez por semana das 19h30 às 20h30. As aulas são às quintas-feiras e começam dia 7 de Abril. O preço é de apenas 35€ mensais.

Passarei agora a listar algumas das razões pelas quais aconselho os fãs de cinema indiano (e da cultura indiana em geral) a aprender a língua Hindi e a aproveitar esta oportunidade:


- o Hindi é uma língua muito fácil de aprender. Sendo da família indo-europeia (tal como o Português) tem similaridades inesperadas com a língua portuguesa e quem gosta de linguística apreciará a forma quase perfeita como está estruturada, nomeadamente a nível fonético;

- o Devanagari (o "alfabeto" em que é escrito o Hindi) é muito mais fácil de aprender do que parece e, uma vez assimilado, não se esquece; os meus amigos ficam sempre impressionados quando leio coisas em Hindi - mesmo que muitas vezes não saiba o que significam, sei lê-las!

- conhecendo as bases do Hindi, há aspectos da própria cultura indiana que se tornam mais claros; mais interessante do que saber desenhar um ॐ (Om) de cor, é saber compreender como está escrito de forma a melhor abarcar o seu significado;

- sabendo (algum) Hindi conseguimos acompanhar as canções dos nossos filmes preferidos! Ou parte delas... E perceber os títulos dos filmes! Parece tolo mas não é. O que ajuda a maioria das pessoas a falar Inglês é o facto de ter fácil acesso a música e a filmes falados em Inglês. Logo, os filmes e a música podem ser uma grande ajuda para se aprender Hindi. E, aprendendo Hindi, essa experiência torna-se mais divertida e gratificante.

Infelizmente, as aulas de Hindi em Portugal são raras e nem todos vivemos em Lisboa ou no Porto (onde também há aulas de Hindi na faculdade ou a nível particular), pelo que o recurso ao auto-estudo é por vezes a única opção. Nesse caso (e não só), recomendo vivamente a coleção de livros 'Teach Yourself Hindi', da autoria de Ruppert Snell.
Há vários livros, um que ensina o Devanagari de forma aprofundada ('Teach Yourself Beginner's Hindi Script'), dois de aulas propriamente ditas ('Teach Yourself Beginner's Hindi' e 'Teach Yourself Hindi', acompanhados por CD áudio) e um dicionário. Nunca folheei o dicionário, mas constou-me que o melhor é o da Oxford.
Os links que coloquei são do The Book Depository, onde todos os títulos costumam estar disponíveis, mas, como sempre, a Amazon UK é também uma opção segura. Os preços variam consoante o stock. Neste momento estão caros. Mas melhores dias virão.
No fórum do site BollyWHAT? também se troca muita informação útil sobre a aprendizagem do Hindi (e de outras línguas faladas na Índia).

Sem dúvida que a ajuda de um falante nativo é valiosa para aprender a ler, a escrever e a falar, pelo que quem quiser aprender a língua e puder frequentar um curso deverá fazê-lo, pois a aprendizagem é muito mais rápida e segura dessa maneira.

Boas aulas!

1 comments:

Unknown disse...

Os cursos têm duração específica?

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens