sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dez Ragas com uma batida disco

Recentemente a barbie-o, que conhece o meu gosto por Acid House e outros géneros musicais similares, chamou-me a atenção para um álbum absolutamente fascinante de que vos falo aqui hoje, o "Synthesizing: Ten Ragas to a Disco Beat" de Charanjit Singh.


Este senhor que produziu maioritariamente versões de bandas sonoras para filmes Bollywood - tem um album da OST do Silsila por exemplo - num belo dia (ok, imagino que tenha sido mais de um dia) fez este album absolutamente visionário, belo e de algum modo estranho na produção musical indiana do seu tempo.

Munido com um sintetizador Jupiter 8, uma caixa de ritmos TR 303 e um sintetizador de baixo TB 808 (que os connaiseurs rapidamente identificarão como os instrumentos que definiram a sonoridade do Acid House) gravou estas dez ragas, que à falta do tal termo que viria a ser cunhado uns anos mais tarde, são acompanhadas por um "Disco Beat".

O álbum musicalmente é muito bom mas o que o torna de facto muito especial é que criou um género que se julgava ter nascido em Chicago em 1987 (5 anos depois deste) às mãos de Spanky, DJ Pierre e Herb J com o seu Acid Trax!

Após ter desaparecido no mais obscuro esquecimento - na verdade, existe uma referência de 2006 na Pitchfork - é redescoberto e reeditado em 2010 pela Bombay Connection.

Fica uma amostra para os meus amigos ouvirem o futuro da música de dança como ele era em 1982.

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens