quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Curso Índia, Cinema e Sociedade no Museu do Oriente

Durante o mês de Outubro, aos sábados de manhã, o Museu de Oriente (Lisboa) apresentará um curso dedicado à sociedade indiana sob um ponto de vista cinematográfico.

"A Índia constitui um dos mais diversificados painéis sociais e culturais do mundo contemporâneo. Efectivamente, ser indiano comporta a possibilidade de falar uma das 22 línguas classificadas ou um dos seus muitos dialectos e de praticar algumas das principais religiões da Ásia e do globo. Esta complexidade tem coexistido politicamente naquela que é, sem dúvida, a maior democracia do mundo, com cerca de um sexto da população do globo e a mais jovem e que, com a política de liberalização económica iniciada em 1991, passou de uma nação extremamente carenciada a uma das maiores economias do globo.

Por isso, independentemente das suas divisões internas em língua, religião, região e casta, segundo o historiador inglês E. P. Thomson, a Índia é “o país mais importante para o futuro do mundo”, estatuto confirmado pelo seu lugar de liderança no domínio da ciência e da tecnologia, com uma população correspondente a um sexto da população mundial e, demograficamente falando, a mais jovem, uma classe média de mais de 300 milhões de indivíduos – equivalente à população dos Estados Unidos da América – educada, profissionalizada em diferentes sectores e tendo o inglês como língua dominante.

Nos últimos 20 anos, assistiu-se à entrada da Índia na economia transnacional, graças ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, à entrada no mercado de televisão por satélite e a uma escala de produção cinematográfica a nível internacional que levaram Shekhar Kapur, realizador de Elizabeth e de Bandit Queen, a afirmar que a Índia definirá e dominará o entretenimento global no século XXI.

O curso tem como objectivo apresentar a Índia contemporânea na sua diversidade e complexidade, articulando a apresentação de cada tema com o seu cinema, dos realizadores clássicos como Satyajit Ray ao moderníssimo e cosmopolita Bollywood."

Datas: 8, 15, 22 e 29 Outubro
Coordenação: Rosa Perez
Horário: Sábados 10.00-13.00
Preço: € 50
Público-alvo: Adultos
Participantes: Mín.50

Inscrições no site do Museu do Oriente

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens