sábado, 22 de outubro de 2011

A Música de Bollywood

O compositor RD Burman e  cantora Asha Bhosle

Qual é coisa que mais amamos nos filmes indianos? Levante a mão quem acha que é a música.

Há uns 10 anos atrás, um colega de trabalho ofereceu-me uma gravação daquela que é, até hoje, aquela que considero a melhor compilação de sempre de faixas musicais do cinema indiano, Bollywood Funk, da editora Outcaste Records.

Bollywood Funk agrega algumas das melhores e mais irresistíveis canções daquele que é provavelmente o período mais criativo, experimental (e, de forma geral, bombante) da composição de bandas-sonoras para o cinema indiano. Reunindo faixas de filmes dos anos 70 e 80, este é, como o nome indica, um disco muito funkadélico e apelativo, mesmo para quem não percebe Hindi ou acha o cinema indiano piroso. Se todos o oferecêssemos aos nossos amigos, o mundo seria um sítio mais fixe.




Coincidentemente (ou não, o universo tem destas coisas), na mesma semana em que me gravaram este disco recebi por correio uma muito antecipada encomenda do triplo-álbum The Music of Bollywood.
Mais abrangente do que o anterior em termos de épocas e de estilos, The Music of Bollywood tem uma seleção consistente, com boas gravações e ainda hoje se mantém a anos-luz de distância qualitativa relativamente a outras compilações que foram sendo lançadas no mercado.


Consistindo essencialmente numa coleção de faixas do catálogo da Universal Music da Índia, The Music of Bollywood é perfeito para quem quer, de forma respeitosa e deixando para trás a gozação inicial de um ocidental exposto pela primeira vez ao cinema indiano, ficar a conhecer (algumas das) músicas que fizeram história em Bollywood.
Os fãs hardcore de cinema indiano encontram nesta compilação um porto seguro repleto de canções que nos enchem o coração de nostalgia e romantismo tolinho. Ou que simplesmente nos fazem dançar desenfreadamente, Zeenat Aman-style.



Como me farto de dizer, Bollywood não acaba em Mumbai, e há muito mais para explorar.

Recentemente, a editora inglesa Finders Keepers tem vindo a lançar umas compilações absolutamente insanas com títulos tão apelativos como Bollywood Bloodbath ou Hindi Horrorcore. Mas o que pôs esta editora no radar dos fãs de compilações foi o excelente Sound of Wonder, uma compilação inteiramente dedicada aos sons exóticos (ou nem por isso) do cinema paquistanês - o cada vez menos infame Lollywood.

'I am very Sorry', cantada pela lendária Noor Jehan, é das minhas preferidas:



E essencialmente é isto. Esqueçam 'Rough Guides to', 'Essentials' e afins. As coisas boas estão aqui e há muito mais de onde estas vieram.

2 comments:

Phebe disse...

Há alguma maneira de eu poder fazer o download dessas compilações?

Rodolfo disse...

Olá Phebe, certamente existirão maneiras de fazer isso; no Grand Masala acreditamos que é sempre preferível comprar os discos e os filmes.

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens